Roberto Santiago!

Biografia

Roberto Santiago é presidente da FENASCON e FEMACO licenciado desde 05/06/2018 (Federação Nacional e Estadual dos Trabalhadores em Serviços de Limpeza Urbana, Áreas Verdes e Asseio e Conservação Ambiental) e vice-presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores).

Em seus dois mandatos como deputado federal, Roberto Santiago sempre honrou o seu compromisso de trabalhar pela sociedade, mostrando a todos que política se faz de modo sério, honesto e transparente. Seu nome nunca esteve envolvido nos escândalos de corrupção que envergonha o país.

Sempre voltando suas ações para o fortalecimento dos municípios, Santiago viabilizou mais de 190 milhões de reais para as cidades, seja por meio de emendas parlamentares ou de convênios liberados por meio de sua articulação junto aos Ministérios.

Foi relator do projeto que estabelece a política de valorização do Salário Mínimo e de diversos projetos que tratam do plano de carreira de servidores públicos.

Responsável por estender o projeto “Minha Casa, Minha Vida” a todos os municípios brasileiros, apresentando uma emenda modificativa ao projeto original do Governo Federal, que pretendia contemplar somente as cidades com mais de 200 mil habitantes.

Em 2011, presidiu a Comissão de Direito do Consumidor, destacando-se na batalha contra a ineficácia das operadoras de celular e dos planos de saúde.

Em 2013, foi presidente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara Federal – uma das mais importantes comissões do Congresso Nacional. Realizando mais de 54 audiências públicas e aprovando mais de 98 projetos, entre eles a regulamentação das profissões de designer gráfico, diarista, designer de interiores, profissionais de salões de beleza, entre outras.

Na CTASP, Santiago também lutou pelo adicional de 30% de periculosidade para os carteiros, igualmente aos vigilantes e seguranças. Também foi também autor do projeto de lei que estabelece a jornada de 36 horas semanais para garis e motoristas de veículos coletores de lixo.

Titular da CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a qual constatou falhas do Poder Público na proteção de menores, propondo entre outras coisas, a elaboração de leis mais protetivas e rigorosas.

Presidente das Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários, Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das TVs Comunitárias e Vice-Presidente da Frente Parlamentar Mista do Setor de Serviços.

Foi idealizador do maior evento em defesa da causa animal do país: o ‘Acampamento Nacional em Defesa dos Animais’.  A mobilização teve ampla cobertura da imprensa e repercussão internacional, sendo considerada, por observadores políticos, uma ação histórica a favor da causa.

Reconhecimento

Em 2011, contemplado com a medalha de “Grande Oficial do Tribunal Superior do Trabalho”
Premiado como o “Deputado do Ano” pelo site Congresso em Foco.
Eleito entre os “Parlamentares mais influentes do Congresso Nacional” pela Arko Advice, no relatório da “Elite Parlamentar 2011”;.
Em 2012, recebeu o “Prêmio Cebrasse do Setor de Serviços”, na categoria “Parlamentar, ações pelo empreendedorismo brasileiro”;
Em 2013, foi agraciado com a “Medalha Comemorativa, alusiva aos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho”, pelo TST.
Consagrado pela Diap, pela 7ª vez consecutiva, como um dos 100 parlamentares mais influentes do país.